Como reconhecer e degustar um boa cachaça
 

  • Uma boa cachaça começa pela sua embalagem. Uma embalagem de qualidade diminui o risco de falsificação, deterioração do produto e de contaminação. No rótulo deve constar a origem e o registro no Ministério da Agricultura.
     

  • A cachaça deve ser transparente e límpida. Nunca turva. Se envelhecida a cor não deve passar de amarelada ou rosada (dourada clara).
     

  • Deve ser servida em copo de vidro de parede lisa, transparente e incolor. Ao virar e girar o copo, levando a cachaça até suas bordas, deve-se constatar uma película oleosa nas paredes internas que, deixada em repouso, forma lágrimas brilhantes. Esse atributo chama-se oleosidade.
     

  • As cachaças de qualidade têm aroma agradável, que envolve os aspectos frutado, alcoólico, ácido e adocicado. De maneira equilibrada, se englobam, sem destaque de nenhum deles. O degustador deve observar a intensidade, a qualidade, a fineza e as características dominantes dos aromas. O aroma alcoólico não deve ser acentuado permitindo assim a percepção dos demais aromas. A ardência verificada na inalação não deve ser acentuada de forma que irrite a mucosa nasal ou os olhos. Quando esfregada na mão (como se testa os perfumes) deixa aroma agradável.
     

  • Gosto. Coloca-se um gole na boca e com ele realizam-se movimentos para senti-la na língua e bochecha, procurando identificar os gostos: adociado, ácido, amargo e salgado. O degustador deve observar a intensidade, a qualidade, a fineza e as características dominantes do gosto. A harmonia e proporcionalidade que diferencia e enriquece a cachaça.
     

  • Ao serem degustadas, as grandes cachaças queimam agradavelmente a boca, deixando uma sensação positiva de energia e calor, estimulando a alegria e o apetite. A ardência não deve provocar irritação na mucosa bucal. Ao ser diluída pela saliva não deve dar a sensação de bebida aguada, mantendo o sabor forte. As cachaças de qualidade mesmo tendo um grau alcoólico maior, não apresentam gosto de álcool.
     

  • As boas cachaças quando envelhecidas são harmônicas em relação aos diversos sabores.Se envelhecidas em tonéis de madeira, seu flavor é percebido agradavelmente no momento da degustação. Tanto em aroma quanto em gosto, o atributo frutado é o mais adequado.A cachaça ao ser ingerida deve "descer bem", de modo suave, sem queimar. Assim, recebe os atributos de redonda, macia, suave e lisa. Uma cachaça de qualidade deverá deixar uma impressão global agradável e harmoniosa.
     

  • Uma cachaça de boa qualidade deixa um hálito agradável nas pessoas que a consomem e não provoca ressaca no dia seguinte.
     

  • Pode ser saboreada pura ou em batidas, com gelo ou congelada. Pura, como todo destilado, deve ser acompanhada de água para melhor hidratação.
     

  • Degustar uma boa cachaça é uma arte que pode ser adquirida, desenvolvida e aprimorada. Um produto de qualidade deve ser saboreado devagar, em pequenos goles.

Cachaça Rainha do vale :: Produzida, Armazenada e Engarrafada por Agroindustrial Gameleira Ltda
Fazenda Gameleira - Distrito de Santana do Paraopeba - BELO VALE - MG  :: Estrada de Moeda / Santana / BELO VALE
Fone/Fax: (31) 3292-7477 - Cel.: (31) 9984.7420 :: E-mail:  rainhadovale@rainhadovale.com.br