História da cachaça no Brasil

A cana-de-açúcar é uma planta originária da Ásia .Veio para o Brasil trazida pelos portugueses. Nosso clima tropical favoreceu sua adaptação e seu cultivo. A planta possui colmos espessos repletos de suco açucarado, sendo usado para obtenção de açúcar, álcool e cachaça.

Seu cultivo iniciou-se no litoral, onde técnicas indígenas e africanas mesclaram-se para a configuração dos métodos de plantio.Conta a história que a preciosa cachaça surgiu no Brasil Colônia, com os escravos bebendo o caldo de cana fermentado.
 

O senhor de engenho, que já conhecia as técnicas de destilar fermentados, logo começou a produzi-la, surgindo aí a mais genuína bebida nacional. Desta miscigenação de culturas nasceu a receita da cachaça.

No século XVIII interiorizou-se pelo país ao longo do Rio São Francisco e seus afluentes, chegando a Minas, onde encontrou terras favoráveis a seu cultivo.

Logo a cachaça popularizou-se, inserindo-se na cultura brasileira desde a casa-grande até as senzalas.

Suas propriedades energéticas e estimulantes foram rapidamente percebidas, juntamente com o prazer propiciado por seu delicioso sabor, sendo servida para festejar, abrir o apetite, esquentar-se do frio e até para diminuir a inibição e espantar a tristeza.

A cachaça tem berço humilde, é certo. Mas é bebida nobre. Para ser celebrada, bebida e amada.

 

Cachaça Rainha do vale :: Produzida, Armazenada e Engarrafada por Agroindustrial Gameleira Ltda
Fazenda Gameleira - Distrito de Santana do Paraopeba - BELO VALE - MG  :: Estrada de Moeda / Santana / BELO VALE
Fone/Fax: (31) 3292-7477 - Cel.: (31) 9984.7420 :: E-mail:  rainhadovale@rainhadovale.com.br