Em 1994, os irmãos Márcio, Tomás e Marisa Vieira de Moura, pensando em uma nova atividade profissional, concluíram que sua vocação estava ligada a seu berço, ou seja, a atividade rural. Concluíram também que, pela sua formação, deveriam ligar-se a algo que exigisse cuidado e que expressasse seu amor a sua terra e a sua cultura, sendo fiel a suas origens e comprometida com a busca da qualidade.
O projeto foi realizado após um longo período de pesquisa sobre o processo de produção, coletando informações, visitando instituições, alambiques, fornecedores e fazendo cursos. A preservação do meio ambiente mereceu também atenção especial. Em um processo aprimorado, de acordo com os princípios da Lei Mineira da Cachaça, foi alambicada, em 1997, a primeira safra da Cachaça Rainha do Vale.
A tradição é um ingrediente indispensável para uma boa cachaça e é, em função dela, que a qualidade foi mantida e aperfeiçoada através dos séculos, fazendo da mineira a cachaça mais saborosa do Brasil.
Mantendo a tradição Mineira na produção de cachaça artesanal, a Rainha do Vale é produzida em instalações projetadas com o principal objetivo de fazer qualidade.
Assim, o resultado foi a obtenção de uma cachaça pura e única, de excelente aroma e sabor, feita com a indispensável dedicação, de acordo com as melhores e mais tradicionais técnicas, a partir de canas selecionadas, com fermentação absolutamente natural, destilação lenta e envelhecimento em tonéis de carvalho e jequitibá.
Com a estirpe da cachaça Mineira, a Rainha do Vale alcança projeção no cenário Nacional e tornando-se mais um produto que se afirmou e se agregou às nossas melhores tradições.